Academia Ippon

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ESPÍRITO DO JUDÔ

CONHECER-SE E DOMINAR-SE,DOMINAR-SE E TRIUNFAR


Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância,  sabedoria e principalmente, com humildade. O judoca  usa sua inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes, e fé para acreditar naquilo que ainda não compreende.
 
O judoca deve entender que seguir o "Caminho da Suavidade" é aprender a aceitar com naturalidade os fatores que facilitam e dificultam  a vida, assim como são as bases do judô.


Ceder para vencer é aprender a respeitar seus semelhantes com o mesmo respeito com que se faz a saudação Rei; é aprender a ser humilde com a mesma humildade com que executa os Ukemis(amortecimento de quedas), caindo para levantar; e aprender a ser perseverante, com a mesma perseverança com que se faz Uchi-komis (entradas de golpes).


Para aperfeiçoar sua técnica, é necessário aprender a ser justo em seus pensamentos com a justeza necessária que deve ter seu corpo para aproveitar o momento exato do Kuzuchi (desequilíbrio) do oponente; aprender a ser firmar com a firmeza de sua técnica, para assumir responsabilidades e aprender a ser leal e honesto.


O Judoca deve ter sempre em mente que a vitória e a derrota são unicamente,consequência de suas reais condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário